quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

Diferença entre turbo e aspirado!

Diferenças entre turbo e aspirado

Realmente essa é uma das perguntas mais freqüentes no mundo da preparação automotiva. Muitas vezes amigos e conhecidos me perguntam qual a diferença entre um veiculo turbinado e um veiculo aspirado, então após uma pergunta do meu amigo Jorge, decidi esclarecer as duvidas dos interessados no assunto.

Para começar é bom saber, qual a principal diferença entre os dois motores: no motor aspirado , é ele que através do movimento dos seus pistões , aspira para o interior do cilindros a mistura ar/combustível, já no motor turbinado, esta tarefa é executada pela turbina, ou seja, é ela que empurra para dentro do motor sob pressão, a mistura ar/combustível. Para melhor compreensão desta matéria, é bom lembrar que um motor aspirado, por mais eficiente que seja, originalmente não consegue através da aspiração, encher mais do que 70% da capacidade dos seus cilindros, já com o turbo consegue-se praticamente 100%. Agora sim, já podemos começar a falar sobre os métodos de preparação:

Aspirado

1) o método aspirado , a intenção é ganhar mais potencia do motor , conseguindo um maior número de rotações, ou seja, para o motor render mais é preciso que ele gire mais , e isto é obtido principalmente com a substituição do comando de válvulas original por um esportivo, que faz com que as válvulas permaneçam abertas por mais tempo, proporcionando assim um melhor enchimento dos cilindros.

A substituição do comando de válvulas sempre deve ser acompanhado da recalibração do carburador original ou substituição do mesmo, ou então a troca de injeção eletrônica por um programável ou até mesmo aumentando a vazão dos bicos injetores, além de uma afinação do motor. Outros itens bastante abordados na preparação aspirada do motor são: o retrabalho do cabeçote e a substituição do coletor de escape original por um do tipo 4x1 , alem de velas, bobina e filtro de ar esportivo.

A principal vantagem deste método é o baixo custo e a facilidade de preparação em relação ao turbo quando o incremento de potencia desejado é de até 30%. As principais desvantagens ficam por conta da perda de torque em baixas rotações, e instabilidade da marcha lenta, alem do consumo excessivo em alguns casos.

exemplos de carros aspirados: Gol, uno, corsa, palio, kombi, ferrari f-40, bmw m3

Turbinado

2) o método turbinado como o próprio nome diz é nada mais do que a instalação de uma turbina no motor, especificamente no coletor de escapamento. Um turbo compressor, equipamento parecido com um caracol duplo, dotado de duas hélices em seu interior, uma em cada caracol, onde , uma é acionada pela passagem dos gases de escapamento e gera um fluxo de ar que movimenta a outra hélice , que por sua vez envia ao motor ar comprimido , ou seja, a partir deste momento, o motor recebe a mistura no interior dos seus cilindros na forma pressurizada e não mais aspirada, em outras palavras, não é mais o motor que puxa o ar para o seu interior, e sim a turbina que o empurra para dentro do mesmo, gerando assim um melhor enchimento dos cilindros, o que proporciona uma explosão mais forte e conseqüentemente mais potencia. As principais vantágens do turbo são, a preservação das características originais do motor e o fato de não precisar esticar as marchas para obter o maior potencia. A desvantagem nesse método é o desgaste prematuro de peças, mais próximo ao beneficio é pouco : cerca de 50 % no ganho de potencia!

Praticamente todos os carros podem ser turbinados, porem no caso de certos veículos, ainda não existem kits produzidos especificamente para eles, nesse caso a solução é kit por encomenda ou adaptações.

Todas as características técnicas serão preservadas se a pressão não exceder a 0,6 kg. A pressão ideal e recomendada para a maioria dos motores é de 0,5 kg, o que proporciona 50% a mais de potencia ou valores próximos na maioria dos casos.

A lei proíbe a instalação de equipamentos e acessórios que alterem as características técnicas do veiculo, e o turbo, desde que utilize o combustível original, não se enquadra nesta proibição, conforme lei.

A durabilidade de um motor turbinado é proporcional à pressão que ele utiliza, ou seja, quanto maior a pressão maior o risco de quebras. Com 0,5 kg de pressão, a durabilidade do motor é praticamente a mesma que a do motor original, e os riscos de quebras são mínimos. Vale afirmar que quando o assunto é durabilidade, a manutenção e o uso adequado do veiculo, são fatores fundamentais a serem observados, ou seja, nada de ficar surrando o carro o dia todo, o ideal é dar uma puxada e andar de boa!

exemplos de carros turbinados de fabrica: Gol e parati G3 turbo, marea turbo, uno turbo, audi 1.8t, golf gti.

Conclusão:

Carro turbinado usa um sistema mecânico que aproveita os gases do escape para comprimir mais ar na mistura ar/combustível, com muita pressão
Carro aspirado usa apenas a força da gravidade para injetar combustível no motor.

Espero ter solucionado essa duvida, agora vamos aceeeelerar !




Motor GM 6 cilindros em linha aspirado com 3 carburadores!



Motor AP aspirado com 2 carburadores webber!



Ford Escort aspirado com injeção programavel Fuel tech, esse é mosca branca!



Comando de valvulas com graduação esportiva!




Filtros de ar esportivos!



Retrabalhamento de cabeçote!



Omega bi-turbo, verdadeiro foguete!



Golf GTI Turbo vs Civic SI aspirado



Gol amarelo turbo 503cv vs Gol prata aspirado



Turbina de Sprinter.


6 comentários:

  1. muito boa a explicação gostei e entendi tudo!parabens

    ResponderExcluir
  2. Excelente explicação. Obrigado! @sigaieu

    ResponderExcluir
  3. gostei muito da explicação, vejo no yuotube as pessoas falando que colocam 1 e 2 kilos de pressão, sendo que vc fala o bom é colocar 0,5 kilos, pois conserva o motor. tenho um gol cl 92 1.6, gostaria de saber se é viável turbinar esse motor

    ResponderExcluir
  4. gostei muito da explicação, vejo no yuotube as pessoas falando que colocam 1 e 2 kilos de pressão, sendo que vc fala o bom é colocar 0,5 kilos, pois conserva o motor. tenho um gol cl 92 1.6, gostaria de saber se é viável turbinar esse motor

    ResponderExcluir